14/10/2014

Com planejamento, Brasil conquista sete das oito medalhas de ouro em disputa no Chile

A Equipe Jovem da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) obteve excelente desempenho nos Campeonatos Americano e Sul-americano da Juventude disputados em Santiago, no Chile. Das oito medalhas de ouro em disputa, o Brasil conquistou sete, entre as provas por equipes e individuais. A paulista Giulia Scampini e a gaúcha Laura Rait chegaram ao bicampeonato nas duas disputas.

No Americano para as categorias mirim, pré-júnior e júnior, o Brasil ganhou os três ouros no individual e também por equipe. No sul-americano, restrito à young riders, o time brasileiro faturou mais um ouro por equipe. No último de competição, o time nacional teve aproveitamento de 100%, conquistando as nove medalhas disponíveis nas provas individuais das três categorias do Campeonato Americano na pista de grama do Club de Polo y Equitación San Cristóbal.

O chefe da delegação brasileira em Santiago, Constantino Scampini, afirmou antes da competição, que o Brasil teria condições de defender os títulos individuais e por equipes conquistados no mesmo campeonato em 2013 na Argentina. O também diretor de Categorias de Base da CBH estava certo. "O processo de preparação, com clínicas e seletivas, foi muito bem elaborado. O planejamento do Caio (Sérgio de Carvalho, técnico da Equipe Jovem) foi espetacular. Os atletas permaneceram o tempo todo unidos e extremamente concentrados. Foi o que fez a diferença".

O dirigente não esconde o otimismo em relação à Equipe Jovem de alta performance da CBH em breve futuro. "Tecnicamente é uma geração de grande potencial. Não tenho dúvidas de que estamos preprando uma geração olímpica. O Brasil mostrou aqui em Santiago superioridade técnica e que está mais bem organizado em relação aos demais países. Houve um reconhecimento até por parte dos próprios adversários", enalteceu Constantino.

A Equipe Jovem da CBH conta com a experiência do cavaleiro olímpico Caio Sérgio de Carvalho, além de treinador, coordenador de Salto da CBH. "Os resultados em Santiago dizem tudo. É gratificante ver que o Brasil é uma referência no continente. Estou satisfeito, mas não estou sozinho nesta missão. Outros professores cooperam muito com a gente, tem a parte de logística, somos uma equipe. O Constantino, que sempre está ao nosso lado, é um grande incentivador e um exemplo de comportamento para outros pais de cavaleiros", afirmou Caio.

Diante do desempenho, o técnico da equipe brasileira foi convidado por dirigentes de times rivais para elaborar clínicas em outros países sul-americanos. "Observando o padrão de montaria de nossos cavaleiros e amazonas, eles vieram perguntar sobre o treinamento. Pediram para eu dar uma ajuda, mas pude ver que Chile e Argentina também evoluiram bastante", considerou Caio com humildade. "Temos cavaleiros de grande futuro com ótimos cavalos. Cabe a nós, responsáveis pela CBH, prepará-los e direcioná-los de forma adequada", resumiu Caio, escalado como delegado técnico do Longines São Paulo CSI-W Indoor.

Na categoria mirim (12 a 14 anos), o mineiro André Moura (Miss Mirage) ficou com o ouro, seguido pelo pernambucano Paulo Miranda (Charleston JMen) e pelo paraibano Henry Hardman (Ravell Vila Fal). Na disputa seguinte, pré-júnior (14 a 16 anos), obstáculos a 1,30m com 33 conjuntos, a tríplice conquista feminina foi encabeçada pelo ouro da gaúcha Laura Rait (Quastor JMen), seguida pela brasiliense Siew Chiang (Asterix) e pela paulista Isabela Piovesan (GTI3). 

Na individual júnior (16 a 18 anos), o Brasil ficou com ouro, prata e bronze. Com obstáculos a 1,40m, Giulia Scampini (Keep on Fighting) somou apenas 0,98 ponto perdido, Patsy Zurita (Dobra) ficou com 1,61 enquanto o goiano Alberto Sinimbu (Sharapova) acumulou 8,01. Dos 24 conjuntos inscritos, 15 passaram à final.

Equipe do Brasil no Americano e Sul-americano da Juventude:

A equipe brasileira levou a Santiago 36 conjuntos de 12 estados : 18 de São Paulo, 3 de Brasília, 2 de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina, 1 do Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Pernambuco.

Mirim
1- André Fonseca Moura (MG) - ACL Miss Mirrage
2- Bernardo Braga Pereira (DF) - Valtellina do Rio Acima
3- Marcelo Gozzi (SP) - Deuly Z
4- Paulo Roberto de Miranda - (PE) Supranor Charleston JMen
5- Pedro Egoroff (SP) - Anton 640
6- Rafaela Piovesan (SP) - Madame Lili
7- Thales Gabriel Marino (SP) - Quadrille du Quick
8- Giovanna Lara de Freitas (SP) - QH Samur
9- Henry Hardman Virgolino (PB) - Ravell Vila Real
10- Filipe Baratella Risi (SP) - Vancouver de La Vaux

Pré-júnior
1- Carolina Nehrer de Souza (RJ) - Lietus
2- Frederico Antello (SP) - Chaman Z
3- Isabela Piovesan (SP) - GTI 3
4- Laura Ramos Rait (RS) - MD Quastor JMen
5- Pedro Backheuser (RJ) - Q Pleasure
6- Rodrigo Jardim da Rosa (SC) - Capuava JMen
7- Rodrigo Junqueira (SP) - Corlanda II JMen
8- Victoria Junqueira Mendonça (SP) - Ulrike Hallenhof
9- Luis Octavio Franco (MS) - Anoux Z
10- Siew Chiang Cheng (DF) - Asterix

Júnior
1- Alberto Sinimbu (GO) - Sharapova MCJ
2- Bianca Rodrigues (SP) - Abernante
3- Gilberto Haraguchi Jr. (DF) - Atlanta VII
4- Giulia Scampini (SP) - Keep on Fighting
5- Patsy Mourão Zurita (SP) - Dobra
6- Pedro Moura Carvalho (MG) - Royal Flow HV
7- Rafael Rodrigues Moderno (SP) - Calousco
8- Maria Vitoria Ludwig (SC) - Gizelle Watering
9- Sarah Vasconcelos (SP) - Wartagena
10- Yasmim Marinho Santos (AM) - Piaf de Quintin

Young Riders
1- Filippo Ferrantelli (SP) - Corlanda JMen
2- Daniela Miró de Campos (PR) - Sting
3- Thiago de Arruda Martins (SP) - Anneline
4- Anna Paula de Noronha (RS) - By Ranna Unique Times
5- Mario João Boff Neto (SP) - Refasol Tame
6- Iury Borges (PR) - August Utopia

Voltar para a home
  • Acompanhe o HipismoBR