13/10/2014

Guilherme Nogueira Jorge estará no CSI W Indoor da Hípica Paulista

O Longines São Paulo CSI-W Indoor 2014, que começa na próxima quarta-feira, dia 15 e termina no domingo, 9 de outubro, vai oferecer ao público muito mais do que a técnica dos principais cavaleiros e amazonas do País. As provas no picadeiro coberto terão como armador o paulista Guilherme Nogueira Jorge, com quatro olimpíadas e cinco pan-americanos no currículo, e cotado para ser o course-designer nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

"O Indoor da Hípica Paulista é sempre especial. Foi onde minha carreira começou e também foi lá que fiz o primeiro grande torneio, a Copa São Paulo, em 1994. São 20 anos de convivência com a SHP", lembra Guilherme, recém-chegado do México. "Faço questão de deixar a data para o Indoor de São Paulo reservada. Em termos de apresentação e organização está no mesmo nível dos Grandes Prêmios da Europa".

Graduado com credencial de nível quatro (elevação máxima) pela Federação Equestre Internacional (FEI), Guilherme Jorge é candidato a desenhar os percursos dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Entre os principais momentos de sua carreira estão cinco edições dos Jogos Pan-americanos, sendo quatro, como assistente e uma como armador principal, no Rio de Janeiro, em 2007. Também participou de quatro Olimpíadas como assistente (Atlanta, Sydney, Atenas e Londres) e desenhou duas finais de Copas do Mundo em Las Vegas, 2005 e 2007.

"Quem define o armador principal em uma olimpíada é o comitê organizador e sempre existe a tendência de que escolha um ‘local’. Minha expectativa é grande porque participar de uma olimpíada, ainda mais em casa, é o máximo. Tenho a mesma sensação de um atleta", relata Guilherme que há um mês também trabalhou nos Jogos Equestres Mundiais, na França. "Ter um armador nacional é muito importante. Demonstra a qualidade do esporte no País. É um reconhecimento à prática em alto nível".

A evolução de Guilherme na carreira de armador passou pelo reconhecimento de atletas e pelo apoio de colegas mais experientes. "No Pan de 95, em Mar del Plata, e nos Jogos de Atlanta, em 96, tive o privilégio de trabalhar com o venezuelano Leopoldo Palácios e a americana Linda Allen, que passaram experiência e me deram apoio, assim como a CBH e a FEI. E o mais importante, os cavaleiros gostaram do meu trabalho e foram repassando a informação".

"Quando a gente vai fazer um percurso, precisa analisar o nível dos participantes. Conversar com os cavaleiros e respeitar os animais, exigindo deles somente o necessário", revela Guilherme. "No caso do Indoor de São Paulo, como é uma preliminar de Copa do Mundo, existem critérios para se deixar a pista mais leve ou mais pesada".

O evento contará também com os talentos de dois renomados artistas plásticos. O carioca Sidnei Tendler, 56, será o designer dos obstáculos e o paulista Raphael Macek organizará exposição com quadros equestres.

Participarão do Indoor o medalhista olímpico Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, bronze por equipes nos Jogos de Atlanta, em 1996, e de Sydney, em 2000; o cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho, bicampeão do ranking sênior top; Fernando Penteado, campeão brasileiro young riders e atual quarto colocado no ranking sênior top; Francisco Musa, tricampeão brasileiro sênior top e atual líder deste ranking; Guilherme Saraiva, campeão americano da juventude e Giulia Scampini, que conquistou o bicampeonato americano da juventude neste domingo (12), no Chile.

Voltar para a home
  • Acompanhe o HipismoBR