05/03/2013

O I Festival do Cavalo Lusitano de Avaré, foi uma das grandes atrações da feira agropecuária

A ABPSL, Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano, esteve presente pela primeira vez na Emapa (Exposição Municipal Agropecuária de Avaré) com provas morfológicas e esportivas. Em sua 48ª edição, a feira é um dos principais acontecimentos agropecuários do País.

Nas provas morfológicas, em que se priorizam o andamento e a conformação dos cavalos, os quesitos analisados foram padrão racial, passo, trote, corpo e membros. Houve um empate no primeiro colocado entre Guilever do Drosa (Haras do Drosa) e Hino VO (Coudelaria Ilha Verde). Nas posições seguintes ficaram Home Made do Retiro, Haste VO, Gardênia do Retiro e Garao VO.


Criadores vencedores comemoram na pista principal da 48ª Emapa (foto: Ney Messi)

Já na Breeders Cup, a forma de disputa privilegiou o criador. O campeão foi quem obteve o maior número de pontos na somatória de quatro dos cinco de seus animais, independente das colocações obtidas separadamente em suas classes. O pódio foi composto pelos empresários, amigos e rivais nas pistas José Victor Oliva (Coudelaria Ilha Verde) e Eduardo Fischer (Haras Villa do Retiro), seguidos de perto por Roberto Pedrosa (Haras do Drosa), Manuel Tavares de Almeida (Coudelaria Rocas do Vouga) e Ismael Gonçalves da Silva (Haras IGS), respectivamente.
 



Hino VO (foto: Ney Messi)

“A Emapa teve grande importância para os criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano, já que com uma exposição tão grandiosa pudemos mostrar a funcionalidade e a versatilidade da raça”, explica Orpheu Ávila, presidente da ABPSL.

Durante as provas esportivas, Adestramento e Equitação de Trabalho chamaram a atenção do público presente no Parque de Exposições dr. Fernando Cruz Pimentel. Somente com animais PSL, as equipes de ET se classificaram na seguinte ordem: Verde (Coudelaria Ilha Verde), Vermelha (Villa do Retiro e CER), Amarela (Coudelaria do Castanheiro e Haras dos Sonhos), Laranja (Haras Santo Ângelo), Azul Marinho (Haras do Drosa e Coudelaria Boa Nova) e Azul Turquesa (Fazendas Interagro e Haras das Mangueiras).

O Adestramento foi composto por três séries. Na Elementar, a vitória foi de Maria Luiza Malzone (com Al Pacino Comando SN); na Média I, o primeiro lugar foi de Diego Fernando Ferreira da Silva (Biscuit Interagro); na Forte I, Victor Trielli Ávila (Vencedor JB) ficou com o lugar mais alto do pódio.

Sobre o Puro-Sangue Lusitano no Brasil e a ABPSL; A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (ABPSL) foi fundada em 1975, com o principal objetivo de desenvolver e manter o studbook da raça, fomentando a criação deste milenar animal no Brasil.

Atualmente, o País conta com aproximadamente 12 mil Cavalos Lusitanos registrados e ostenta o status de um dos maiores exportadores mundiais do animal, ajudando a raça a conquistar reconhecimento internacional. Em Portugal, berço natural do PSL, também existem animais nascidos no Brasil, mas Estados Unidos e México são os maiores compradores dos Lusitanos criados por aqui.

Voltar para a home
  • Acompanhe o HipismoBR