15/02/2013

Circuito de Exposições da Raça Mangalarga começa em março

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) dará início no mês de março a uma nova edição de seu tradicional Circuito de Exposições. A abertura do evento - cujas etapas somarão pontos para a eleição dos melhores animais, expositores e criadores do Ranking Mangalarga 2013 – acontecerá, no próximo dia 9 de março, na cidade norte-paranaense de Umuarama.

Realizado em conjunto com os núcleos regionais de criadores, o circuito passará nesta temporada pelas cinco regiões do país, comprovando a forte presença nacional do Cavalo de Sela Brasileiro. Até o momento, 21 mostras estão confirmadas. Este número, entretanto, ainda deve aumentar com a inclusão de novos eventos na programação.

Além de Umuarama, o Paraná contará com exposições em Maringá e Londrina. A Bahia, por sua vez, terá eventos nas cidades de Vitória da Conquista, Salvador e Itapetinga. Já o estado de São Paulo será palco de dez exposições da raça: Itapetininga, Bragança Paulista, Atibaia, Lençóis Paulista, Franca, Mococa, Ourinhos, Taubaté, São João da Boa Vista e Jaú. Além disso, o calendário do circuito inclui etapas em Brasília (DF), Goiânia (GO), Guaxupé (MG), Luziânia (GO) e Castanhal (PA).

Neste primeiro semestre, o principal destaque da agenda mangalarguista será a Exposição Brasileira 2013. Considerada a segunda mais importante mostra da raça, a Brasileira acontecerá este ano durante a Semana Baiana do Cavalo, marcada para acontecer na cidade de Salvador (BA), entre os dias 12 e 14 de abril.

A Exposição Nacional, por sua vez, será realizada no segundo semestre, em data e local que ainda serão definidos pela Diretoria Executiva da ABCCRM.

O Circuito de Exposições tem como objetivos principais o fortalecimento do cavalo Mangalarga nos mais diferentes pontos do País e a busca pelo constante aprimoramento zootécnico do plantel da raça. Nas mostras mangalarguistas, a tropa passa por um rigoroso julgamento com avaliação morfológica e análise dos andamentos, incluindo ainda a esperada exibição do galope funcional, responsável por mostrar ao público quão dóceis, habilidosos e versáteis são os exemplares da raça.

O evento mangalarguista tem ainda outra importante missão: promover o congraçamento e a amizade entre apaixonados pelo cavalo Mangalarga das mais diferentes regiões brasileiras.

Voltar para a home
  • Acompanhe o HipismoBR